Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Introdução

O Antropoceno contempla desafios nunca antes colocados à humanidade. Às alterações climáticas e à perda da biodiversidade juntam-se questões socioeconómicas, como a pobreza e as desigualdades. O conceito de desenvolvimento sustentável resulta da constatação de que há uma ligação entre estes fenómenos, que a génese da crise pandémica parece ilustrar.

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) constituem hoje o principal referencial de governança internacional e nacional para a sustentabilidade. Esta microcredencial irá incluir uma abordagem dos ODS, no âmbito da Agenda 2030 das Nações Unidas, incluindo a medição do seu progresso, focado em cinco áreas críticas designadas de 5 Ps: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias, inicialmente proposto pelo programa de Desenvolvimento das Nações Unidas em 2015.

Objetivos

Os principais objetivos desta microcredencial são: – Contextualizar o conceito de desenvolvimento sustentável no âmbito de um percurso histórico; – Conhecer possíveis transformações para o desenvolvimento sustentável nas dimensões interna e institucional; – Discutir a importância e o cumprimento dos cinco ODS que constituem o P das Pessoas; – Conhecer e discutir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável associados ao Planeta; – Discutir o conceito de Prosperidade e o contributo dos 5 ODS que integram este conceito; – Discutir o conceito de Paz e o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável nº 16 da Agenda 2030, as metas e indicadores associados e refletir sobre os desafios para o seu cumprimento; – Discutir o papel das parcerias globais com múltiplos stakeholders dentro do ODS 17 e refletir a sua interligação com outros ODS e o papel de outros atores chave para fazer face aos desafios globais.

Competências

Pretende-se que, no final desta microcredencial, o formando tenha adquirido as seguintes competências: – Desenvolver capacidade reflexiva acerca do conceito de desenvolvimento sustentável e interpretar o seu contexto histórico; – Reconhecer algumas possibilidades de transformação institucional e individual com vista ao desenvolvimento sustentável; – Identificar os ODS que constituem o P das Pessoas de refletir sobre a sua importância e cumprimento; – Compreender os conceitos fundamentais associados aos ODS do Planeta e refletir sobre as ligações sistémicas entre esses conceitos para a concretização do desenvolvimento sustentável; – Perceber o conceito de Prosperidade, a sua interligação com os ODS e os passos a percorrer para tornar a sociedade mais próspera; – Identificar o P da Paz no âmbito dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 e refletir sobre os desafios para o seu cumprimento; – Perceber a importância das Parcerias e identificar as soluções mais adequadas para fazer face aos desafios globais e saber reconhecer qual o papel do individuo e dos diferentes setores nas parcerias.

Destinatários

Os colaboradores de entidades públicas e privadas, estudantes e público individual, com interesse pela temática. Serão priorizados os candidatos provenientes dos parceiros da UAb, no âmbito do Projeto Impulso 2025. Quem frequentar com sucesso esta microcredencial terá acesso a um certificado correspondente a uma microcredencial de 6 ECTS.

Pré-requisitos para a Frequência do Curso

• Idade mínima: 23 anos
• Residência em Portugal, durante a frequência da formação

Critérios de Seleção:
1º Ter submetido candidatura completa
2º Estar identificado para a frequência desta ação de formação pelo nosso parceiro
3º Ordem cronológica do registo da candidatura

• Nº DE VAGAS: 50 (caso existam vagas disponíveis, poderão ser incluídos candidatos não pertencentes a entidades parceiras)

Avaliação e Classificação Final

A avaliação assume o regime de avaliação contínua obrigatória, desenvolvida ao longo dos tópicos, não havendo avaliação final sobre a forma de exame ou e-fólio global. A avaliação contínua obrigatória será constituída por pequenos trabalhos, designados e-fólios, com igual ponderação para o cálculo da nota final. No total, estão disponíveis 6 e-fólios (correspondendo um e-fólio por tópico), devendo os formandos, a cada 2 tópicos, completar pelo menos um dos e-fólios, tornando-se assim necessário completar no total 3 e-fólios. A aprovação na formação implica que o formando obtenha um mínimo de 10 valores no conjunto dos 3 e-fólios concluídos. Quem apresentar mais que um e-fólio por cada 2 tópicos será considerada a nota mais alta dos e-fólios entregues e avaliados.